LE PAKOUR
Indica-se que o traceur utilize de roupas leves, se possível blusa com mangas e calças para maior cobertura da pele, e tênis macio de sola reta, para amortecer os impactos laterais e ter mais deslizamento ao pisar. Alguns outros acessórios são utilizados para iniciantes que temem os acidentes, que podem ser graves, embora não haja nenhum registro de tragédia por Parkour. O praticante precisa ter noção de distância, capacidade e risco ao fazer o movimento e escolher o ambiente.
Movimentos
Destacamos os movimentos básicos para iniciantes do Parkour, são eles:
1- Aterrissagem / aterragem
Amortecimento suave a fim de evitar lesões articulares.
2-Equilíbrio
Equilíbrio em barras ou muros.
3-Equilíbrio do gato
Equilíbrio em movimento quadrupedal como um gato.
4-Por baixo da barra
Passa-se por baixo do obstáculo ao invés de saltar ou o sobrepor.
É bom deixar claro que o Parkour é um esporte que se não for praticado com consciência pode oferecer riscos ao estado físico dos praticantes. Por isto é necessário ter consciência dos limites de seu corpo e também de sua experiência em relação a pratica do esporte.
Estando informado dos riscos deste esporte perigosamente interessante, capte algumas dicas básicas para iniciantes no assunto:
Preparação para o seu primeiro treino
No dia em que você treinar pela a primeira vez, seu corpo será muito exigido, e para garantir que você irá agüentar este esforço é importante preparar o seu corpo um tempo antes, que pode variar de dias até meses, dependendo apenas da sua preferência. Os grupos musculares do corpo que serão mais exigidos serão os glúteos, quadríceps, tríceps e abdominais, com destaque para o ultimo levanto em conta que a maioria das pessoas tem seu abdômen fraco comparado a outros músculos do corpo. Faça exercícios se dedicando especialmente a esses três conjuntos de músculos, mas sem esquecer o resto do corpo que também é muito importante. Lembre-se, depois dos dias dos exercícios descanse pelo menos 24 horas antes do seu treino.
O seu primeiro treino
Muito bem, chegou o dia do seu primeiro treino, coloque uma calça, uma camiseta e um tênis confortável. Chegando ao local do treino, a primeira coisa a se fazer é um aquecimento leve, para que durante o alongamento não haja lesões, e logo após, faça o alongamento, que deve ser focado apenas em relaxamento dos músculos e não em ganho de flexibilidade. Comece pelo alongamento estático, que consiste em se manter nas posições de alongamento por aproximadamente 15 segundos e sem forçar muito o alongamento do músculo, faça apenas 2 séries em cada posição. Depois de feito o alongamento estático, faça um breve aquecimento – este passo não deve ser ignorado caso não queira sentir dores no outro dia – o melhor método é uma corridinha de 5 a 15 minutos, após o aquecimento você pode começar o seu treino.
Aprendendo as técnicas (Todas as técnicas básicas podem ser vistas na nossa seção de tutoriais)
Como na aviação, onde o piloto primeiro aprende a pousar antes de decolar, o Parkour não é diferente, a primeira técnica a se aprender é a atterrissage, comece de lugares baixos, de no máximo 1 metro, vá treinando até que você não sinta qualquer impacto quando você cai no chão. Você também pode treinar o roulade – rolamento -, e os vaults que achar mais fáceis, mas sempre de locais baixos e na grama, com o tempo você vai progredindo, aprendendo vaults novos e melhorando os já conhecidos. É importante criar o hábito de treinar as técnicas de queda – atterrissage e roulement – em todos os treinos, mesmo quando já se domina as mesmas, elas são muito importantes para evitarem machucados.
Finalizando o treino
O primeiro passo para finalizar o seu treino é esfriar o corpo, fazendo assim a freqüência cardíaca baixar, para isso faça caminhadas leves ou pare e descanse um pouco, porém, antes que seu corpo esfrie completamente, você deve voltar aos alongamentos, mais exatamente ao alongamento estático, porém desta vez, visando o aumento da flexibilidade. Caso não tenha uma rotina de alongamentos definida, sugiro dar uma olhada na parte de alongamentos do site para se ter uma boa ideia. Faça cada um dos alongamentos por 20 segundos, repetindo 2 vezes em cada posição, não force muito para você conseguir manter o alongamento até o fim da contagem, e lembre-se que a flexibilidade é muito importante na vida de qualquer traceur. Depois de feito os alongamentos, você pode ir tranqüilo para a sua casa, e se todos os passos foram seguidos, a dor que você sentirá no outro dia, não será tão intensa.
Notas
Para que exista evolução na flexibilidade dos músculos, após as primeiras semanas de treino você deve levar o seu alongamento, no final do treino, até níveis mais altos, forçando os músculos até o ponto máximo suportável de dor, porém, evite exageros.