POUSO ALEGRE


        A tirolesa que faz viajar sobre o lago do Parque Natural Municipal preso ao cabo de aço desafia os mais ousados. Ao lado, uma sequência de plataformas elevadas sobre a copa das árvores
convoca os amantes da natureza a percorrer um circuito arbóreo e respirar lado a lado com o arvoredo. Mais ao lado, uma trilha coloca os aventureiros no caminho da densa mata que contorna mais de 80% do parque, uma reserva ambiental. Há ainda opções como ciclismo, academia ao ar livre, quadras de vôlei de areia.
Mas se o objetivo é passar o tempo de forma agradável, pode-se sentar à beira do lago e contemplar a natureza, ou fazer uma caminhada leve. Infindáveis, a gama de atrações oferecidas leva, nos finais de semana, cerca de 1,5 mil pessoas para o local que já se tornou o ponto de encontro dos pousoalegrenses no verão de 2012.
Na última semana, a Secretaria de Meio Ambiente promoveu com um especialista em esportes radicais da Eco Venture, de Campinas, o treinamento de 20 monitores. Ao contingente caberá a missão de zelar e instruir as centenas de pessoas que vão usufruir diariamente das atividades oferecidas pelo parque.
O treinamento funcionou como um sinal verde para o início das atividades ecológicas radicais, como o arborismo e a tirolesa, práticas que necessitam de acompanhamento de instrutores. “Tudo foi pensado para transformar o parque em um local em que haja atividades para todos os públicos, mas que principalmente proporcione uma interação maior entre indivíduo e natureza”, conta o secretário de Meio Ambiente Maurício Donizete.


   





Esporte e ecologia

    A estrutura para prática de esportes ecológicos integra as obras de recuperação do parque municipal, mas também faz parte do pacote de ações elaborado pelo governo Perugini para incentivar o turismo em Pouso Alegre. “Estamos incentivando o turismo de negócios, gastronômico, cultural e agora também queremos incentivar o turismo ecológico. Enquanto deixamos nossa cidade mais bonita para receber novos visitantes, geramos empregos e renda”, projeta o prefeito Agnaldo Perugini.


    




Potencial turístico

     Um dos principais pontos de visitação e de lazer dos pousoalegrenses, a inserção de novos atrativos no Parque Natural complementa a política de turismo da Prefeitura, que pretende oferecer atrativos que compreendam os mais diversos segmentos. “A inserção de novos atrativos eleva o potencial turístico da cidade e agrega novas opções para o turista. Quem vier a Pouso Alegre poderá conhecer sua gastronomia, sua cultura, suas belezas naturais”, exemplifica o secretário de Cultura e Turismo Rafael Huhn.

Educação ambiental

    O Parque Natural do município vai influir para além de suas fronteiras. A consciência dos jovens será o alvo da sala de educação ambiental, um local reservado principalmente para que as escolas utilizem para disseminar a educação ambiental.

Este site você pode encontrar muitas opções de lazer e hotéis ...



Pouso Alegre é um município brasileiro no estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se no sul mineiro e sua população estimada em julho de 2020 era de 152 549 habitantes. Localiza-se a uma latitude 22º13'48" sul e a uma longitude 45º56'11" oeste, estando a uma altitude de 832 metros. 
Elevação: 832 m
Área: 542.797 km²
Prefeito: Rafael Tadeu Simoes
Hotéis: 3 estrelas por uma média de R$ 165. 
População total (Estimativa IBGE/2020): 152 549 hab